Há 300 anos, o pescador João Alves foi até o Rio Paraíba do Sul pescar peixes para um jantar para um Conde. Mas, ele não imaginava que enfrentaria tanta dificuldade para fisgar um peixe! Depois de diversas tentativas, ele pensou em desistir. Até que o pescador sentiu um peso em suas redes. Diferente do que pensava, ele pescou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça. Lançou a rede novamente e pescou a cabeça, que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Depois desse dia, suas redes permaneceram fartas de peixes. E foi assim que surgiu a padroeira do Brasil, simbolizando paz e proteção!

nossa-senhora-aparecidajpg8272012170329
Imagem de Nossa Senhora Aparecida      Fonte: Cruz Terra Santa 

A estátua de Nossa Senhora Aparecida (como é carinhosamente chamada pelos brasileiros) fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo. A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, que é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

Curiosidades: o Papa Pio XI decretou Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. Em 1967, na festa de 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra Rosa, em 2007. Esses gestos reconhecem a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida e do Santuário de Aparecida para o Brasil.

Para comemorar o dia 12 de outubro, separamos várias joias cheias de significado e criadas especialmente para homenagear a nossa padroeira, Nossa Senhora Conceição Aparecida!

Anúncios