Já que estamos curtindo o Carnaval, vamos aproveitar para aprender algumas curiosidades sobre essa festa tão importante para os brasileiros!

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil, porém ele não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas aqui. A palavra carnaval é originária do latim (carnis levale), que significa “retirar a carne”. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma.

Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado. O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera. O ritual ocorria no templo de Marduk, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.

A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa, praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

E para quem vai curtir os bloquinhos e as escolas de samba, nada melhor que usar acessórios perfeitos para a ocasião:

17040-infini_000716155-infini_9779brinco-bola-em-ouro-18k-beau-ii15203-inifini_mg_0016-3colar-olho-grego1brinco-de-argolas-em-ouro-amarelo-18k-cercles

 

Fonte: Brasil Escola

Anúncios