Nós já falamos aqui no blog sobre os 4C’s do diamante e explicamos sobre a lapidação e a claridade. Hoje vamos falar sobre a cor do diamante, uma das características mais importantes dessa gema.

brinco%20earcuff%20diamantesPara facilitar a comunicação entre compradores e vendedores de diamantes, o GIA (Gemological Institute of America) criou o padrão de classificação de cores de diamantes que se inicia na letra D e termina na letra Z.

Quanto mais transparente o diamante, maior sua classificação na escala e mais valiosos ele é. Diamantes com classificação de cor entre D e F são considerados incolores, sendo D a classificação usada para diamantes totalmente sem cor.

A medida que o diamante vai apresentando mais tons de amarelo ele vai descendo na escala, até chegar na classificação R. O preço de um diamante diminui quanto mais cor ele apresentar.

Escala de cor do diamante:

D Excepcionalmente incolor extra

E Excepcionalmente incolor

F Perfeitamente incolor

D E F
D E F

 

G Nitidamente incolor

H Incolor

I Cor levemente perceptível

J Cor perceptível

G H I J
G H I J

 

K Cor levemente visível

L Cor visível

M – N Cor levemente acentuada

K L M
K L M

 

O – Z Cor acentuada

N O P Q R
N O P Q R
S T U V W X Y Z
S T U V W X Y Z

Abaixo de Z ( Fancy) Cor incomum ou extraordinária

Diamante Fancy

A partir da letra Z, o diamante é considerado “fancy” e classificado de maneira diferenciada. Os diamantes fancy são aqueles com saturação maior do que a escala D-Z:  são belos diamantes coloridos que podem ser rosas, azuis, verdes e de muitas outras cores. Geralmente, são muito valiosos, devido à sua raridade.

Fonte: Joialerismo / Poesie

Anúncios